terça-feira, 23 de março de 2010

Conhecer, habituar e (re)conhecer...

Um dia, estava a questionar ao Senhor, perguntando Ele se eu realmente O conhecia, se eu O conhecia apenas de ouvir falar durante toda a minha vida ou se eu O conhecia de andar com Ele verdadeiramente... Foi uma oracao escrita, como muitas que fiz, mas uma resposta chegou em forma de sonho 'escrito', onde eu mesma escrevia sobre 'CONHECER, HABITUAR E (RE)CONHECER'. A principio nao entendi o sentido do titulo que me foi dado a escrever, porem, Deus me mostrou de uma forma linda o que Ele queria me dizer.

O verbo Conhecer e um verbo transitivo que significa ter a ideia, a nocao mais ou menos precisa de alguma coisa, estar convencido de, manter relacionamento com alguem...
Essa eh uma palavra simples que muitos saberiam explicar sem problemas. Todo verbo transitivo exige um objeto, direta ou indiretamente. Para se ter ideia, nocao de alguma coisa eh preciso estar disposto a 'estudar', 'gastar tempo', aprender sobre o 'objeto direto ou indireto' para que se possa 'falar com propriedade' do assunto.
Da mesma forma o Senhor comecou a ministrar meu coracao acerca dos meus 'momentos' em conhecer a Ele, a pessoa mais importante de minha vida, o meu tudo, meu principio e meu fim, meu amado, amigo, noivo, Pai, Salvador e Senhor... O proprio Deus me foi trazendo a memoria como um video sobre minha vida ate hoje ocasioes especiais em que Ele mesmo se fez conhecido a mim e me permitiu relacionar-me com o criador do universo de maneira intima e preciosa...
A partir dai surge uma nova palavra na sequencia, o habituar, que pode ser traduzido como a aquisicao de habitos, acostumar-se a alguem ou a alguma coisa. Essa palavra pode trazer a principio um sentido ruim, pois para muitos o adquirir habitos esta relacionado ao 'cair na rotina', ao ato mecanico da realizacao das atividades, ao 'fazer sem sentir que se esta fazendo'... como o 'habito de respirar' por exemplo. E foi ai que o Senhor falou profundamente comigo, pois Ele estava a desvendar em frente a meus olhos espirituais uma verdade que nem todos enxergam. Deus simplesmente estava falando que aqueles que o conhecem tendem a se habituar a Ele, mas que muitas vezes so veem o lado ruim do 'acostumar-se', esquecendo-se de uma simples licao: Da mesma forma que respiramos em todo o tempo, enquanto ha em nos vida, e nem sequer nos damos conta do que estamos a fazer por estarmos habituados a isso, o Senhor que fez os ceus e a terra, se faz presente em nossas vidas, e mais ainda, alem de um habito, Ele eh essencial para a vida!!! Aqueles que conheceram a Deus e se 'acostumaram' ao Senhor estao literalmente presos a 'rotina' de necessitar dEle para viver, nao conseguindo mais viver sem 'esse habito' muitas vezes 'desapercebido' no dia a dia.
Deus continuou o video sobre minha vida e me mostrou um outro verbo, que eh baseado no primeiro e tem duplo sentido... (re)conhecer, no sentido de re-conhecimento, conhecer de novo, permanecer conhecendo algo que ja se fez conhecido, mas que por algum motivo foi 'estagnado' em seu conhecimento. Que profundo entender o proposito de Deus para os que O conheceram um dia... Quanta alegria em sentir o prazer do Senhor em conhecer os seus filhinhos amados, ainda mais que ELE eh o Deus que sabe todas as coisas e que nos conhece muito melhor que nos mesmos, porem Ele, ao enviar Jesus, mostrou que Ele pode sim se colocar na posicao de homens, que tem conhecimento limitado de tudo, apenas para que nao seja estragada a 'surpresa' de nos conhecer, nos ouvir e se mostrar como Deus... Eh como um pai que 'faz de conta' que nao sabe as respostas de um joguinho de perguntas apenas para que ele possa escutar do filho suas respostas e interagir com ele estando os dois 'na mesma altura'... Se voce parar para ver o que Jesus fez na cruz vc vera que Ele mesmo sendo Deus, Ele se doou, mesmo Ele podendo tudo Ele so fez uma coisa: se entregou por amor, amor incondicional e imensuravel, inintendivel e inexplicavel...
O verbo reconhecer tem ainda mais um sentido, o de mostrar gratidao, confessar e admitir, retribuir...
Por si so, essas palavras ja dizem tudo que o Senhor espera de nos, filhos seus que um dia Oconheceu, habituou-se a Ele a ponto de nao mais conseguir viver sem, buscando conhece-lO mais e mais e reconhecendo que ELE eh o verdadeiro motivo de viver.


Dedico esse texto a meu Tio Beto, que foi um exemplo de alguem que conheceu a Deus em sua essencia, se habituou a Ele a ponto de nao mais viver sem Ele, insistiu toda sua caminhada em conhecer a Ele o maximo que ele podia, e em todo o tempo reconheceu que nao ha razao para viver fora dEle...

Aos meus, quero expressar meu amor e saudades... Hoje o que mais sinto falta eh o abraco sem palavras que transmite o verdadeiro amor que nos une...

4 comentários:

Layz Costa disse...

Nossa... que coisa linda! =)
Com certeza, um referencial pra qualquer pessoa que deseja saber como agradar a Deus, o céu está em festa. Lembre-se: breve nos encontraremos TODOS com Ele - O amado das nossas almas. Te amo Mabs. =)

Unknown disse...

acho linda a forma como o Senhor fala com tu mabsinha linda.. nas pequenas coisas e agora em sonhos!rs fico feliz em t ver escrevendo dnovo.. e sei tu vai ser igual a mulher que nao tinha azeite mas Deus foi multiplicando até onde iam as vasilhas.. enquanto apresentar as vasilhas, enquanto estiver disposta e sensivel sempre haverá algo novo a ser ministrado, e Deus enche tanto que transborda nas nossas vidas!!
sei que o senhor continuará a consolar tanto os daqui e sustentar tu aí.. sua dor tbm é minha.. AMO VOCÊ MUUITO MUUITO!

Milla Lima disse...

nossa..você cresce cada dia mais e me faz crescer só em ler um texto como esse!
é tão lindo ver o agir de Deus em sua vida, mabeslinda.. eu fico contagiada !
Que o Pai continue te confortando e te mostrando os seus grandes feitos.
é como Karen disse :"sua dor tbm é minha.. AMO VOCÊ MUUITO MUUITO!" [2]

Unknown disse...

Ufaaaa!!! Finalmente voltou a escrever... mas diante das tuas palavras a melhor forma q tenho pra expressar o q sinto é me abstendo de qualquer comentário! Amo vc!!!!!