domingo, 1 de fevereiro de 2009

Subindo a montanha


Andar em uma superfície plana por um longo período de tempo requer uma determinada resistência e um bom preparo físico por parte do corredor. Só que correr um longo caminho, em uma superfície que não possui grandes obstáculos, própria para corredores e num lugar separado para tal não soa difícil se pensarmos em escalar uma alta montanha.

Uma escalada requer mais que preparo físico, requer preparo emocional/psicológico, saúde mental e determinação. Subir uma montanha muito alta, enfrentando chuva líquida, sólida e neve, vento, frio, claridade, escuridão, gravidade, medo, dor e solidão é algo que poucos conseguem, diria que os mais corajosos e os que possuem uma grande visão de 'futuro'.

O subir a montanha pode não parecer nada atraente para muitos, porém, se fosse feita uma pesquisa perguntando quantos gostariam de ter a visão de alguém que chegou ao topo de uma montanha, creio que muitas seriam as respostas positivas. O resultado do esforço é almejado pelas pessoas, porém, poucas se colocam dispostas a 'subir a montanha', a pagar o preço, a abrir mão de seu conforto em solo firme e plano para escalar uma montanha perigosa e amedrontadora.

Na vida cristã diria que 'correr em solo plano' reflete os crentes que preferem a corrida que produz suor, mas pouca dor, que exige uma certa resistência, mas que não requer totalmente sua dedicação, que promove um bem estar físico e traz o pensamento de 'missão cumprida', porém não muda a direção da sua visão, pois continuará olhando para a frente apenas.

Para uma pessoa que deseja enfrentar o desafio subir uma grande montanha alcançar seu objetivo, ela precisa saber o que almeja, ter a visão correta, não pensando no que ela enfrentará no caminho, mas o que ela verá ao chegar ao seu objetivo. Como na vida que devemos ter com Cristo, elevando nossos pensamentos para as coisas do alto, para a vida eterna que somente Cristo nos dá!! Não pensando no que teremos que enfrentar para chegar lá, mas na alegria que encontramos em cada passo sustentado por estacas firmes que permitem uma melhor subida.

Chamaria isso de 'estacas firmadas no caminho'. Estas estacas são instrumentos de segurança e estabilidade dados ao alpinista para facilitar sua chegada ao topo da montanha. E isso nada mais é do que cada amizade construída ao longo da vida, pessoas que se encontram no caminho para sustentar, apoiar e fazer o caminho do próximo um caminho mais seguro e prazeroso!

Estacas faz referência a amigos que se encontram em todo caminho que passamos, pessoas que podem ficar por apenas uma pequena travessia de um buraco ou duram toda uma caminhada como apoio para nossos braços. Estacas são os verdadeiros amigos que você faz por sua vida, deixando-os em todo canto do mundo, firmados bem colocados na posição de ajudadores do Reino, servos de Jesus Cristo.

Que ao subir a montanha, você não tire seus olhos do objetivo, do alto... Que você seja uma estaca para muitos que também estão a subir a montanha e que você encontre estacas firmes em seu caminho.

Aos meus amigos, saibam que a minha subida não parará no meio do caminho mesmo quando meus pés doerem, meus joelhos falharem e mesmo quando o vento e a chuva tentarem me fazer retroceder, pois estou decidida a enfrentar o que for por amor do meu alvo maior, o topo de minha escalada, o pleno conhecimento de Deus, que só encontrarei na Glória. Agradeço a Deus pelas estacas firmes e fortes que Ele tem colocado em meu caminho e peço a Ele que me ajude a firmar os pés dos aventureiros do Reino que cruzarem meu caminho.

Amo vocês e sei que um dia estaremos todos olhando do topo da montanha a gloriosa presença do Nosso Rei.


4 comentários:

Anônimo disse...

"Aos meus amigos, saibam que a minha subida não parará no meio do caminho mesmo quando meus pés doerem, meus joelhos falharem e mesmo quando o vento e a chuva tentarem me fazer retroceder, pois estou decidida a enfrentar o que for por amor do meu alvo maior, o topo de minha escalada, o pleno conhecimento de Deus, que só encontrarei na Glória."

Como eu consigo ver vc escrevendo e VIVENDO cada palavra desse texto [principalmente a parte que transcrevi]e como fico MARAVILHADA com isso... Nao estou 'perto' para ver cada situação enfrentada, mas consigo sentir o quanto é verdade!
Vc foi, e é, uma ESTACA FIRME na minha vida! A pessoa que me ajuda e me faz enxergar o que quero pra mim!
Agradeço a Deus pelas provaçoes que vc tem passado, pq elas geram perseverança, tanto em você como tambem em quem está perto de você!!
Te amo muito!
Obrigada por ser o melhor de Deus!!
Que Ele te abençoe mtoo!!

Anônimo disse...

subir a montanha é uma decisão!e dnovo as suas abençoadas autopregaçoes ,rs me levam a pensaar mabsinha..acho q existem varias montanhas em nossas vidas , em diferentes proporçoes e cada montanha que enfrentamos é uma chance que temos de ver as situações de forma diferente , pois ao chegar no topo da montanha Deus nos levará a ver o quanto aprendemos na caminhada e passamos agora, de lá do topo, a insentivar os iniciantes da escalada.
acho linda a forma cmo o sr fala com vc e cmo consegue abençoar as nossas vidas atravez na sua !
sou feliz em te ter como estaca bem fincada em minha vida !
conta comigo tá ?sei que ventos , chuvas , secas , gravidade e etc poderao vir mas sei tbm que o sr continuará a fincar os seus pés e a colocar estacas pela sua caminhada!TE AMO MUITO MUUITO!

Unknown disse...

"Estacas são os verdadeiros amigos que você faz por sua vida, deixando-os em todo canto do mundo, firmados bem colocados na posição de ajudadores do Reino, servos de Jesus Cristo."


Sei que as suas estacas estam bem firmadas por aqi e na minha vida ela está mais do que FIRME,está inabalável...somos sim e sempre seremos ajudadores e servo do Deus altissimo!!
Agradeço a Deus por ser uma dessas grandes amigas que Ele colocou no meio da sua longa caminhada!!
TE AAAAMO MUUUITO e sempre sinto a tua falta!

Anônimo disse...

Amiga, tava lendo uma coisinha outro dia desses e lembrei de vc, então usarei as sábias palavras de Carles Chaplin do poema "Quem está distante sempre nos causa maior impressão".
"Não faças do amanhã o sinônimo de nunca, nem o ontem te seja o mesmo que nunca mais.
Teus passos ficaram.
Olhes para trás ... mas vá em frente
pois há muitos que precisam
que chegues para poderem seguir-te."
Te amoooooooo!!!
Jell